Associação Cultural Ruarte

Desde 1996, a Associação Ruarte de Teatro de Bonecos aceitou a missão de mostrar a cultura popular em suas mais diversas expressões, dando ênfase à linguagem do boneco, ao discurso da representação do inanimado que ganha vida. Apaixonados pela força e autenticidade das expressões criativas da arte popular brasileira, os membros da Ruarte vêm desenvolvendo projetos que possam otimizar trabalho e renda para os artistas de vários cantos do mundo. A idéia é dar condições de a arte perpetuar-se, formar público e ocupar o espaço devido no imaginário nacional. Dentre os projetos, destacam-se o Festival Internacional de Bonecos de Brasília, o Festival de Leituras Dramáticas, o Musical Coqueiro que dá Coco, Projeto Meio Dia em Ponto em parceria com a Ferrorock de Ceilândia, Oficinas de Teatro de Bonecos em Luanda/Angola, Oficinas de Teatro de Bonecos aplicadas à educação, Oficina de Legislação e produção teatral  e Consultoria e Elaboração de Projetos. ”

É difícil quantificar a importância da arte para a pessoa, mas é mais ou menos como se alimentar. A arte é o alimento da alma”, defende o idealizador e coordenador do Festival Internacional de Bonecos, Ricardo Moreira. Natural de Oeiras, cidade piuaiense de que tanto se orgulha, Moreira luta pela valorização da cultura popular no Brasil desde o final da década de 70. Para ele, a cultura popular tem vivido grandes momentos no Brasil, especialmente em Brasília, onde a visibilidade, respeitabilidade e valorização do artista popular estão finalmente em ascensão. Inquieto, com a  esposa, Ana Zilda, administra a Associação Ruarte de Teatro de Bonecos. Afinal, segundo ele, nas ruas, o movimento, a vida passa, o mundo gira. Nas ruas, há arte, o desafio de romper a dureza da rotina e trazer alegria”.

Ricardo Moreira, além de produtor e diretor teatral, é professor de artes, e não raramente, também monta seus espetáculos de bonecos, como o mais famoso dele,Mitos e Lendas da Amazônia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s